fbpx
Estudo numerológico empresarial
18442
post-template-default,single,single-post,postid-18442,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-3.1.2,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,columns-3,qode-child-theme-ver-,qode-theme-ver-30.4.1,qode-theme-bridge,qode_advanced_footer_responsive_1000,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.11.0,vc_responsive

Estudo numerológico empresarial

Assim como é importante fazer um mapa pessoal como ferramenta para o nosso autoconhecimento, é também importante fazer um mapa empresarial antes de uma empresa ser montada, seja ela um grande escritório ou uma pequena empresa.

As pessoas acham que só escolher um nome e uma data adequados é o suficiente para que tudo dê certo. Claro que isso é importantíssimo, mas é preciso levar em conta outros fatores que são fundamentais para que qualquer empresa sejaela grande ou pequena tenha sucesso, e uma delas é a equipe que vai compor essa empresa.

Lembrei de uma metáfora que faz a gente pensar:
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:”Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”.

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
– Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo… Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode “SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA.”.

Atendi uma senhora que veio fazer o mapa da empresa, uma oficina de costura com muitos funcionários que até um determinado momento ia muito bem, e que de repente começou a ter muitos problemas.

Verifiquei o nome, a data que havia iniciado e estava tudo correto. Não era esse o problema. Perguntei se ela tinha sócios e ela me informou que não. Depois de algumas indagações comecei a perguntar dos funcionários e foi aí que encontramos os problemas.

Desde que uma funcionaria entrou para o grupo é que os problemas começaram a acontecer. Ela contaminava o grupo, as pessoas que antes se davam bem se dividiram. Umas não falavam com as outras e a energia começou a pesar, a costura começou a atrasar, os clientes começaram a reclamar e tudo virou um caus.

Em muitas empresas acontece a mesma coisa, e as pessoas que dirigem não se dão conta de que um ambiente harmônico também é responsável para que a empresa seja próspera.

Dicas para quem tem ou vai montar uma empresa.

Primeiro escolher um nome harmônico de acordo com o ramo de atuação

Escolher uma data adequada para constar no contrato.

Fazer o mapa de cada sócio para ver se ele tem compatibilidade, e escolher a data que cada um deve assinar o contrato do inicio das atividades.

Se possível fazer o mapa de pessoas que farão parte da equipe desde a recepcionista, gerente, comprador, vendedores.

É fundamental que seja feita uma reunião motivando os funcionários, fazendo uma avaliação de cada um, e principalmente fazer com que a equipe seja unida, se respeite e se ajude mutuamente. Isso com certeza fará com que não ocorram problemas entre eles e principalmente não prejudique o trabalho.

Uma coisa que eu observo, é com a falta de critério na escolha do local onde a empresa que dependa da presença do cliente, esteja localizada em um lugar inacessível.

O meu bairro é repleto de barzinhos em locais muito bem escolhidos que estão sempre lotados.

A mais ou menos seis meses vi ser inaugurada uma cafeteria muito charmosa, mas que era muito mal localizada. Não dava pra parar o carro, pois era em uma rua muito movimentada. Não deu outra, já fechou.

Se você quiser montar seu negócio próprio, avalie tudo o que foi mencionado. Não invista o seu dinheiro sem saber se o ramo escolhido combina com você. Conheça seus sócios, escolha um local adequado e se possível avalie cada um dos seus funcionários. Vale a pena investir em detalhes para não se aborrecer. Faça um estudo detalhadoe Boa Sorte !!

Consultório Anah Maria Liborio: (11) 2605-1853

[email protected]

Nenhum comentário

Escreva um comentário